terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Primeiros trabalhos

Eu dei a ideia do Felipe vender lanches para seus colegas de trabalho, pois a lanchonete do trabalho dele estava em reforma. Na época, eu estava grávida da Helena e tinha uma certa dificuldade para acordar cedo, mas contávamos com a ajuda da Eliena que me auxiliava ora na cozinha ora com as crianças.
Mantivemos um bom ritmo e conseguíamos preparar tortas e bolos praticamente todos os dias.
Foi um passo para resolvermos vender tortas e lanches sob encomenda e também após as eucaristias que frequentamos. A esse último, acrescentamos a venda de refrigerantes e, um pouco depois, o programa de fidelidade Vale a pena ser fiel!  Ambas ideias do Felipe.
Chegou setembro e Felipe novamente pensou numa nova forma de ganhar dinheiro: vender água no sambódromo durante o desfile do Dia da Independência. Dias depois, colocávamos alguns de nossos livros à venda ou para aluguel e realizávamos o primeiro brechó, no bairro do Mutirão, com a ajuda da Lia e do Luiz e de outras tantas pessoas que nos doaram roupas e brinquedos.
O trabalho com vendas não se resumia somente à preparação dos quitutes ou a coletânea de usados. Tudo era (e ainda é!) devidamente anotado numa planinha. Lá consta todos os custos, investimentos e lucros de absolutamente tudo que realizamos até agora para arrecadação de verba. O resumo desse controle pode ser visto no nosso medidor. Outra coisa que também fazemos é uma avaliação do evento. Se erramos em algo, como a quantidade de sal numa torta; se faltou algo, como garfinhos ou saco de lixo; se dava para ter vendido mais, como água no 7 de setembro; etc.
Havíamos iniciado nossa aventura há apenas um mês e já estávamos felizes com o retorno dos trabalhos em termos financeiros e com o ânimo que ganhávamos. A criação desse blog, que acontecia paralelamente a esses trabalhos, foi resultado disso, pois queríamos compartilhar com todos nossos esforços e alegria.

Próximo post: a definição do roteiro

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